quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964. A Igreja propõe este ano de 2012 como tema da campanha “A Fraternidade e a Saúde Pública”, e com o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8). O objetivo geral expresso no texto base da CF-2012 é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde. E entre os objetivos específicos da campanha estão: a) Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; b)sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade; c) alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe; d)difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade; e) despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento; f)qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde. 
"Devemos orar e trabalhar na comunidade que participamos para que esses objetivos sejam alcançados. Um mínimo avanço na área da Saúde seja em São Luís do Maranhão ou em qualquer canto do Brasil já será uma conquista!"

O material da campanha já está sendo divulgado desde 07 de Julho de 2011, data do Lançamento Nacional do Material da Campanha da Fraternidade 2012. Segue abaixo o cronograma da campanha disponível no texto base da CF 2012:

Janeiro e fevereiro de 2012: organização da CF 2012 nos regionais, dioceses, paróquias, comunidades e grupos.

22 de fevereiro de 2012: Quarta-feira de Cinzas: Lançamento da CF 2012 em todo o Brasil, em nível nacional, regional, diocesano e paroquial, com a mensagem do Papa, da Presidência da CNBB e programas especiais.

22 de fevereiro a 01 de abril de 2012: Campanha da Fraternidade sobre o tema Fraternidade e a Saúde Pública, com o lema Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8).

01 de abril de 2012 – Domingo de Ramos: Coleta nacional da solidariedade (60% para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade).

Abril a junho 2012: Avaliação da CF 2012 nos níveis paroquial (de 16 de abril a 04 de maio), diocesano (de 07 a 25 de maio), regional (28 de maio a 22 de junho).

22 a 23 de maio de 2012: CONSEP: Encontro Nacional com Coordenadores (as) Regionais da CF, Bispos da Presidência, Comissão Episcopal de Pastoral e Assessores (as) Nacionais da CNBB para; aprovação dos subsídios da CF 2013, elaboração das Orientações Gerais da CF 2013, escolha do tema da CF 2014.

GESTO CONCRETO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade.
O DIA NACIONAL DA COLETA DA SOLIDARIEDADE É:
Domingo de Ramos, 1 de abril de 2012
MOSTRE SEU GESTO CONCRETO E CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM!!!!


TEXTO EXTRAÍDO DO TEXTO BASE DA CF-2012.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Igreja Nossa Senhora da Penha - Sacavém - Rua Domingos Sales s/nº Sacavém São Luís-MA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo