domingo, 14 de outubro de 2012

FESTEJO DE N.S. DA PENHA


A comunidade Penha-Sacavém convida todos para a nossa festa em honra à Nossa Senhora da Penha. Neste ano temos como tema: 
Maria 400 anos de intercessão e Missão. 
E reafirmamos  através dos subtemas a  generosidade, o amor, o testemunho, a intercessão, a simplicidade e pureza da nossa mãezinha que nos abençoa e intercede por cada um de nós.

POR DENTRO da História
A devoção a Nossa Senhora da Penha, teve início na França e foi trazida para o Brasil no século XVII. Conta a história que no início desse século o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso ia subindo o penhasco (lugar elevado e rochoso), para ver a sua grande fazenda, quando de repente foi surpreendido por uma grande serpente prestes a atacá-lo. Inerte, só, incapaz  de defender-se, acode-lhe uma visão  e, de seus lábios, irrompe a invocação: “Minha Nossa Senhora, valei-me”. Nesse momento, surge um lagarto, inimigo extremo das cobras. Travou-se uma luta mortífera entre os dois animais. Baltazar, por sua vez, não perdeu tempo e fugiu.

Depois das forças refeitas e ter respirado fundo, Baltazar reconheceu que o aparecimento do lagarto se devia a uma intervenção protetora de Nossa Senhora, a quem ele tinha pedido socorro. Em reconhecimento por tão importante gesto maternal, Baltazar construiu  uma pequena capela, com uma imagem de Nossa Senhora, a quem chamou de Nossa Senhora da Penha, por se encontrar no alto do penhasco.




0 comentários:

Postar um comentário

  ©Igreja Nossa Senhora da Penha - Sacavém - Rua Domingos Sales s/nº Sacavém São Luís-MA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo