terça-feira, 15 de abril de 2014

Domingo de Ramos da comunidade

    Com o Domingo de Ramos demos abertura à Semana Santa de forma bastante participativa pelas comunidades do Sacavém e Outeiro da Cruz. Na procissão de ramos imitamos aquele momento em que Cristo entra triunfante e humildemente na cidade de Jerusalém, encaminhando-se à sua Paixão. Abaixo um trecho da reflexão do nosso Pároco sobre este período tão importante:

      "Se para muitos a vitória está em salvar a própria vida e fugir da cruz, Jesus hoje nos mostra que o novo nasce da doação. Cortina rasgada, tremor de terra, pedras que se partem, túmulos que se abrem e mortos que ressuscitam, são sinais de um mundo que se desfaz e outro que se inicia com a entrega de seu espírito, de sua vida. Como entender tudo isso como um fracasso? Portanto, a celebração de Domingo de Ramos, abertura da semana santa, nos prepara para o novo que iremos celebrar de um modo mais intenso, nesses dias. O novo que surge por meio da proclamação de fé do oficial e seus soldados quando dizem: “Este era mesmo Filho de Deus!” Depois de contemplarem a entrega de Jesus na cruz, agora entendem o verdadeiro sentido do ser Filho de Deus.
Fraternalmente,
Padre Everaldo Santos Araújo
Pároco da Paróquia Santa Terezinha"








"Acompanhemos o Senhor, que corre apressadamente para a sua Paixão e imitemos os que foram ao seu encontro. Não para estendermos à sua frente, no caminho, ramos de oliveira ou de palma, tapetes ou mantos, mas para nos prostrarmos a seus pés, com humildade e retidão de espírito, a fim de recebermos o Verbo de Deus que se aproxima, e acolhermos aquele Deus que lugar algum pode conter." dos sermões de Santo André de Creta

Continue lendo >>

sexta-feira, 11 de abril de 2014

2º Sarau Musical da Penha - 26.Abril


    Olá, galera, depois do período quaresmal esta será nossa oportunidade de um grande momento de descontração. Todas as Comunidades da Paróquia Santa Terezinha são convidadas a prestigiar o evento. Compartilhe esta ideia, a Comunidade Penha/Sacavém terá o maior prazer em recebê-los. Grande abraço.

João Serra 
Coordenador Penha/Sacavém


Continue lendo >>

terça-feira, 8 de abril de 2014

Seis conselhos para não se entediar com a Missa

    Nossa comunidade tem a graça de ter celebração da Missa toda semana (todos os domingos e primeira sexta-feira do mês às 17 horas). Por isso devemos participar de forma a mostrar nossa unidade e alegria na participação da Ceia de Jesus. Talvez para alguns seja difícil se concentrar ou se motivar a ir para a Igreja. Para outros, basta ir às missas "mais importantes", como de Festejo e de Semana Santa. No entanto, a Igreja Católica nos chama a participar todos os domingos. Coragem! Para ajudá-los, aí vão algumas dicas muito boas, retiradas do livro "A missa me dá tédio: Diálogo com os jovens", do Javier Suescun.

Missa de Festejo com o Bispo D. Belisário

1 - Enquanto você vai da casa à igreja, "prepare seu coração". Pense: Vou me encontrar com o Senhor e com um grupo de irmãos na fé; vou escutar Jesus que hoje quer me dizer alguma coisa". Pergunte-se: "De que me mostrarei agradecido a Deus? Que levo nas mãos para oferecer-lhe hoje?

2 - Seja pontual e fique num lugar próximo do altar. Não se ponha na parte de trás, ou nos últimos bancos do templo. Você se distrairá com as pessoas que chegam tarde. Além disso, uma comunidade dispersa, em que cada um se senta onde gosta, não torna visível a unidade de todos na fé e no amor.

3 -  Ao entrar na igreja, pegue, se as houver, as folhas ou livros de cantos. Depois, participe também cantando. Se você não conhece os cantos, leia o texto. Isso unirá você à comunidade.

4 - Preste atenção às leituras e à pregação do sacerdote. Você perceberá sem dúvida, e com muita frequência, que o padre não é um bom orador ou que diz coisas sem substância. Não se incomode com isso. Não o julgue. Com toda a certeza, Jesus quer dizer-lhe algo por meio dele, e até o surpreenderá em mais de uma ocasião. É frequente que Deus diga grandes coisas por meio de maus pregadores.

5 - Depois de ter participado da Eucaristia, na comunhão, aproveite os instantes de silêncio que lhe são oferecidos para falar com o Senhor, para agradecer-lhe, para pedir forças e programar a semana que se iniciará.

6 - Por fim, marque um pequeno compromisso para a semana seguinte. Procure, partir dele, ser mais fiel a Jesus Cristo.

Continue lendo >>

  ©Igreja Nossa Senhora da Penha - Sacavém - Rua Domingos Sales s/nº Sacavém São Luís-MA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo